Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldina

Parque Villa-Lobos na Vila LeopoldinaO Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldina é um parque público, localizado no bairro da Vila leopoldina, às margens do rio Vila Leopoldina, ao lado dana cidade de São Paulo. A entrada principal do parque situa-se na avenida Professor Fonseca Rodrigues.

Inaugurado no final de 1994, o Parque Villa-Lobos é muito procurado para caminhadas, passeios de bicicletas e patinação.

 

Estrutura

Uma de suas atrações é o espaço livre, em grande parte pavimentado, próprio para corridas de bicicletas.

Possui 732 mil m² de área verde, ciclovia, playground, ilha musical para shows e concertos e bosque de Mata Atlântica.

A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete, 3 quadras para futebol de salão, 7 para tênis, além de quadras poli esportivas, 4 campos de futebol, 2,4 km de pistas para caminhadas, 1,5 km de ciclovia.

Um anfiteatro aberto de 729 m², com 450 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos, lanchonete e 750 vagas para estacionamento.

Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldina
Pista de bicicleta do Parque Villa-Lobos

O Parque também promove eventos musicais, especialmente instrumentais, como orquestras e grupos de choro.

O público estimado no parque é de cerca de 3 mil pessoas por dia durante a semana e aproximadamente 25 mil nos finaiss de semana.

A segurança do Parque Villa-Lobos é auxiliada pela polícia militar, que está baseada no local com a 1ª CIA do 23º BPM/M; uma equipe terceirizada complementa a segurança local.

História

Em 1987, comemorava-se o centenário de nascimento do músico Villa-Lobos. No ano seguinte, os Decretos Estaduais 28.335 e 28.336/88 destinavam a área atual do parque à implantação de um “parque de lazer, cultura e esporte".

Terreno antigo do Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldna
Terreno do Parque Villa-Lobos antes de sua construção
Antes de 1989, em sua porção mais a oeste havia um depósito de lixo do CEAGESP, onde cerca de oitenta famílias recolhiam alimentos e embalagens, na parte leste ao lado do Shopping Villa-Lobos.

O local era um depósito de material dragado do Rio Pinheiros e na porção central o antigo proprietário permitia o depósito de entulho da construções.

Antes da reconstrução, o parque constituía-se em um grande descampado. Boa parte dos seus 750.000 metros quadrados de área verde. Com as reformas, houve o plantio de árvores e a instalação de lanchonete e sanitários, fornecendo a infra-estrutura necessária a seu funcionamento.

A base da polícia militar instalada no local resolveu o problema da segurança. Em 2004, o Decreto 48.441 passou a administração do parque para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Em 2010, foram retiradas 15 barracas de alugueis e de comida, que atuavam há mais de 10 anos no local. Em seu lugar, à partir de uma licitação, 2 empresas controlam agora, cada uma, as barracas de aluguel dos equipamentos e da venda de alimentos.

As duas empresas permanecerão por 30 meses no local e juntas pagarão ao Governo 6,2 milhões de Reais. Em 2011, foi anunciada a ampliação em 20% da área do parque, onde hoje está localizado o canteiro de obras da Linha 4 do Metrô de São Paulo.

Orquidário

A partir de Dezembro de 2010 os frequentadores do Parque Villa-Lobos ganharam mais uma opção de lazer, o Orquidário Ruth Cardoso, em homenagem à antropóloga.

Veja mais informações sobre o Orquidário Ruth Cardoso Parque Villa-Lobos:

Orquidário Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldina
Orquidário Ruth Cardoso Parque Villa-Lobos

Educação Amibiental

Criança Ecológica

Orquidário Parque Villa-Lobos em Pinheiros
Projeto Criança Ecológica
O projeto Criança Ecológica no Parque Villa Lobos é um dos 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que leva de maneira divertida e interativa a educação ambiental para as salas de aula paulistas.

Leia mais detalhes sobre o Criança Ecológica

 

Villa Ambiental

O Espaço Villa Ambiental Parque Villa-Lobos é um projeto dentro do Criança Ecológica e é dividido em um pavilhão expositivo, um pavilhão interativo e um túnel das sensações.

Veja mais sobre o Espaço Vila Ambiental

Vila Ambiental Parque Villa-Lobos em Pinheiros
Vila Ambiental no Parque Villa Lobos

CEREA - Centro de Referência em Educação Ambiental

CEREA - Parque Villa-Lobos em Pinheiros
Simulação do CEREA após finalização da construção

Em breve, o Parque Villa-Lobos irá contar com mais um ambiente de 3.150 m² aberto ao público para a realização de pesquisas e visitas.

O (CEREA) Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Villa-Lobos.

Aberto de Tênis de São Paulo

O Parque Villa-Lobos sedia anualmente no mês de janeiro no Complexo de Tênis Parque Villa-Lobos ,o torneio internacional Aberto de São Paulo de Tênis

Veja mais sobre o Complexo de Tênis do Parque Villa Lobos

Aberto de São Paulo no Parque Villa-Lobos em Pinheiros
Quadra Central no Complexo de Tênis durante o Aberto de SP

Horário de Funcionamento do Parque:
Todos os dias das 6h às 18h.
No horário de verão, até 19h.

Parque Villa-Lobos na Vila Leopoldina
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Bairro Vila Leopoldina - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3023-0316



  Sobre o EncontraVilaLeopoldina
Fale com EncontraVilaLeopoldina
Anuncie no EncontraVilaLeopoldina
Cadastre sua Empresa no EncontraVilaLeopoldina (grátis)



Termos EncontraVilaLeopoldina | Privacidade EncontraVilaLeopoldina


Bandeira da cidade de São Paulo